ginecomastia

Embora a moda sejam seios cada vez maiores nas mulheres, quando o assunto se volta para o sexo masculino, temos exatamente o oposto. O aparecimento de mamas femininas no homem, ou ginecomastia , é uma condição relativamente comum , acometendo cerca de 30% dos homens na idade adulta. Embora a causa de ginecomastia mais comumente propagada pela mídia seja o uso de hormônios esteróides anabolizantes, esse se constitui apenas uma das várias causas responsáveis pelo aparecimento da ginecomastia no homem. Entre as causas mais comuns da ginecomastia temos:

– uso prolongado de substâncias canabinóides ( ex: maconha )
– uso de alguns medicamentos para tratamento da hipertensão arterial
– uso de remédios para doenças do fígado
– desequilíbrio hormonal durante a adolescência
– doenças endócrinas hipofisárias

A ginecomastia é realmente uma condição que pode afetar profundamente o bem estar psicológico do paciente, afetando diretamente sua auto estima e confiança. Muitos pacientes com esse problema passam a evitar o convívio social, devido a situações onde a ginecomastia pode ficar mais aparente, como a praia ou vestiários. Dessa forma o indivíduo passa a se isolar cada vez mais, levando em muitos casos, a um quadro grave de depressão devido a esse problema.

Felizmente, a ginecomastia é perfeitamente tratada pela cirurgia plástica estética moderna. O mais importante e decisivo passo para que o paciente possa se livrar dessa condição é a procura de um profissional qualificado e com experiência no tratamento da ginecomastia. Na clinica Bioplastica, sua cirurgia será realizada pelo Dr Valter Hugo Chaves do Nascimento, cirurgião plástico da SBCP com grande experiência em ginecomastia, que durante a consulta de avaliação, irá esclarecer todas as suas dúvidas e estabelecer o melhor plano cirúrgico para o seu caso, de acordo com o grau da sua ginecomastia.

A ginecomastia pode ser classificada em diversos graus de severidade, de acordo com o volume da glândula mamária, presença ou ausência de flacidez de pele e composição da ginecomastia, que pode ser apenas gordurosa, glandular ou mista ( possui glândula mamária e gordura ):

classificação da ginecomastia

GINECOMASTIA GRAU 1: Pode ser composta apenas por gordura ( lipomastia ), o que requer apenas uma lipoaspiração sob anestesia local; ou pode ser mista, necessitando além da lipo, a excisão do tecido glandular, através de uma incisão ( cicatriz ) periareolar, por onde é retirada a glândula mamária, também sob anestesia local. Geralmente o procedimento possui duração total de 90 minutos e o paciente é liberado logo após o procedimento, sem necessidade de internação hospitalar.

ginecomastia no Rio de Janeiro

O paciente pode retornar ao trabalho já no dia seguinte, desde que não exija a realização de esforço físico. Atividades como musculação estão liberadas somente após 30 dias da realização da cirurgia. Nesse período pós operatório, o paciente deve também utilizar um colete compressivo, que irá auxiliar na cicatrização local e evitar a formação de hematomas.

GINECOMASTIA GRAU 2: Na ginecomastia moderada ( grau 2 ) o paciente geralmente possui além da glândula e tecido adiposo, um certo grau de flacidez de pele. Na maior parte dos casos, o tratamento é idêntico a ginecomastia leve, com a realização da lipoaspiração com anestesia local e excisão cirúrgica da glândula.

Como na maior parte dos casos, a lipo promove uma retração ( diminuição do tamanho ) da pele, esse tratamento geralmente é suficiente. Em alguns casos, onde a flacidez permanece, pode ser necessário a realização de uma retirada posterior do excesso de pele local, o que resulta em cicatrizes maiores.

GINECOMASTIA GRAU 3: Na ginecomastia severa, o paciente apresenta um grande volume de tecido adiposo e glandular, juntamente com grande flacidez de pele, com um aspecto bem semelhante ao de uma grande mama feminina. Nesses casos, como se faz necessária a retirada do excesso de pele local, as cicatrizes são maiores , em formato de “T” invertido, ou uma cicatriz horizontal, lateralmente à região areolar. Embora na cirurgia plástica, o cirurgião faça o máximo para que as cicatrizes resultantes do processo cirúrgico fiquem discretas, o processo de cicatrização é individual, o que pode resultar em cicatrizes de melhor ou pior qualidade, dependendo da reação do organismo de cada paciente.

cirurgia ginecomastia

Desde que o paciente possua expectativas realistas a respeito do resultado a ser obtido , o tratamento da ginecomastia pode trazer resultados realmente compensadores para o paciente que se submete a cirurgia plastica. Se você ficou interessado no tratamento da ginecomastia ligue para clinica Bioplastica e agende sua consulta de avaliação com cirurgião plástico no RJ através dos telefones (21) 2284-1721 ou 3547-8621. A conquista de um peitoral plano e masculino pode estar mais próxima do que você imagina!

Deixe o Seu Comentario!